Share This Article
Sair de onde você está hoje e chegar aonde você deseja estar amanhã. Essa é a função do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Ele é fundamental tanto para #colaboradores que querem crescer dentro do local onde trabalham, quanto para empresas que querem alcançar novos horizontes.
Mas o que é um #PDI? Trata-se uma estratégia que elenca várias atitudes que você precisa tomar para se desenvolver pessoal e profissionalmente e conseguir conquistar um objetivo. É basicamente um roteiro mostrando o passo a passo para seus desejos se tornarem realidade.
Usar essa ferramenta ao seu favor é uma maneira de se desenvolver para além de mudar de cargo ou definir um rumo profissional diferente. É também um modo de conquistar uma posição no mercado e se manter relevante.
Na Salt, trouxemos o PDI com uma nova roupagem. Muito além de conquistar os objetivos planejados, pensamos nesse novo plano para que ele funcione de uma forma que ajude os colaboradores de uma empresa a pensarem diferente e a se engajarem na causa.
Essa mudança (para o melhor!) foi inspirada na abordagem dos três horizontes de carreira proposta pela Mckinsey, consultoria global de gestão. São elas:
- Inovação voltada a melhorar e aprimorar o que já existe e funciona;
- Buscar novos negócios com base no que a empresa já domina;
- Experimentação – hora de arriscar e buscar um mercado ou produto novo fora da caixa!
E, ainda que o novo PDI tenha se baseado nesses pilares, é preciso ter em mente que esse é apenas um caminho para que os objetivos sejam alcançados, e não um molde. Afinal, assim como cada pessoa é diferente da outra, cada empresa e cliente têm necessidades diferentes que são atendidas de acordo com o que faz mais sentido para eles.
Autoconhecimento é a Chave Para o Sucesso
Uma coisa é certa: não adianta ter o melhor Plano de Desenvolvimento Individual do mundo em mãos se você não conhece o mercado no qual está inserido. Como diz o ditado: querer não é poder. Querer conquistar algo só se transforma em algo palpável quando há muita dedicação em cima disso.
É lógico que o meio influencia – e muito – como as coisas vão acontecer. Pedir ajuda e orientação é necessário, sim! Mas nada cai do céu e é muito importante que haja autoconhecimento para que os planos se realizem conforme o que foi idealizado.
Olhar para dentro, estudar o mercado, traçar estratégias e mergulhar de cabeça. Essa é a fórmula!