Share This Article
A realidade do mercado de trabalho pede tudo para ontem. Esse #imediatismo, a necessidade de estar na crista da onda de cada nova oportunidade fez com que as empresas precisassem se adaptar para suprir as demandas do #cliente – e o mais rápido possível.
Nasce assim a Cultura Ágil, uma metodologia da área de tecnologia da informação que foi adaptada pelo RH para o universo de gestão de pessoas. Com foco no cliente, ela preza pela entrega de qualidade no menor tempo possível para conseguir encaixar as próprias demandas dentro do que é tendência imediata no mercado.
Na prática, isso significa que os processos são encurtados para conseguir alcançar o objetivo de menos tempo e mais entregas. A #organização da empresa precisa ser flexível para que a Cultura Ágil seja posta em prática, assim como os membros da equipe precisam ser adaptáveis para fazer acontecer o que está sendo proposto.
Em outras palavras: menos burocracia, menos hierarquia, um mindset e uma liderança de alta performance formam a base para que a agilidade necessária para acompanhar o ritmo do mercado de trabalho aconteça de fato e se torne parte da realidade e rotina da empresa.
Por um lado, poder aproveitar todas as oportunidades que dobram a esquina do mundo corporativo é uma verdadeira tentação e um prato cheio para as empresas e colaboradores que querem aproveitar cada onda – seja ela grande ou pequena – das possibilidades que fazem sentido com os próprios #valores.
Mas, por outro, esse é um movimento que pede muita cautela. A linha entre uma produção ágil e concentrada e correr riscos de desorganização e carga excessiva em cima do profissional, prejudicando a saúde mental dele, é muito tênue. Por isso, estruturar estratégias (ainda que de maneira rápida) é muito importante para seguir com o que foi planejado sem prejudicar nenhuma das partes: quem produz o conteúdo e o cliente, que é beneficiado com as entregas velozes e com #qualidade.
Esse, inclusive, é outro ponto importante que precisa ser pensado com cuidado: um dos principais benefícios da Cultura Ágil é a qualidade de uma entrega que acontece a curto prazo. Ou seja, sem ela, estar inserido nessa nova realidade perde o sentido. Os processos, por mais agilizados que sejam, precisam ainda assim prezar por esse atributo.
Estar atento ao que é demandado, ter conhecimento de todas as novidades do mercado e manter uma comunicação clara e assertiva com a equipe é a chave para a Cultura Ágil acontecer de maneira eficaz. Como anda esse processo na sua empresa?